09 | Juries

MA

  • Participação no júri, na qualidade de orientador, das provas de Mestrado em Filosofia, na área de Filosofia (Estética e Filosofia da Arte), de Paula Gabellieri, "A Relação entre Arte e Moral. O Moralismo Moderado de Noël Carroll" (3 de Maio de 2011), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Membro do júri das provas de Mestrado de Maria João de Abreu Castela Pacheco, "O Gesto da Mão: sobre a genealogia do desenho e a origem mimética da linguagem", Universidade Nova de Lisboa (17 de Março de 2010).
  • Arguição da tese de Mestrado de Carla Marina Costa Afonso Salgado,"Passagens: de Franz Kafka para Walter Benjamin" (Dissertação de Mestrado em Filosofia: Estética), Universidade Nova de Lisboa (1 de Março de 2010).
  • Arguição da dissertação de Mestrado de Bruno Pedro Peixoto Venâncio, "A Ficção como limite do humano: o caso de si-mesmo e a obra cinematográfica de Charlie Kaufman", realizada no Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing/IADE (Mestrado em Design e Cultura Visual), no dia 28 de Julho de 2009.
  • Participação no júri, na qualidade de orientador, das provas de Mestrado em Filosofia, na área de Estética e Filosofia da Arte, de Helena Sofia Brandão, "'A Fábrica de Imagens' - O Cinema como Arte Plástica e Rítmica" (22 de Abril de 2009), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Participação no júri, na qualidade de orientador, das provas de Mestrado em Filosofia, na área de Estética e Filosofia da Arte, de Paula Cristina Contreiras Mateus, "A Natureza da Arte: uma defesa da filosofia da arte de Arthur C. Danto" (10 de Fevereiro de 2009), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Arguente da dissertação de Mestrado de Paula Cristina Lourenço Morais Antunes em Filosofia (Ética), "Patañjali Yoga Darshana. A Via da Sabedoria e a sua dependência das leis da correcta acção", (25 de Novembro de 2008), Universidade Nova de Lisboa.
  • Participação na arguição da dissertação de Mestrado em Estética e Filosofia da Arte de Maria Margarida Francisco Madureira, intitulada "Arte e Criação de Valores em F.Nietzsche e O.Wilde (15 de Outubro de 2008), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Participação no júri, na qualidade de presidente, das provas de Mestrado em Estética e Filosofia da Arte de Sofia Alexandra Ferreira da Silva Carvalho, "O Crepúsculo e o Desabitado na Poética de Teixeira de Pascoaes e Almada Negreiros" (21 de Julho de 2008), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Arguição da dissertação de Mestrado de Moisés David Ferreira, "Entre a Palavra e as Palavras: Tent(e)ando as Raízes do Poético", realizada na Universidade de Évora (Mestrado em Criações Literárias Contemporâneas do Departamento de Linguística e Literatura), no dia 28 de Abril de 2008.
  • Participação no júri, na qualidade de presidente, das provas de Mestrado de Filosofia (área de Estética e Filosofia da Arte) de Rui Pedro Antunes dos Reis, "Esquematismo do Fluxo - Barroco e Pós-Barroco na Obra de Severo Sarduy." (7 de Fevereiro de 2008), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Participação no júri, na qualidade de presidente, das provas de Mestrado em Estética e Filosofia da Arte de Sandra Cristina Taveira Escobar, "Filosofia dos Enigmas: estética inorgânica e realismo psicótico em Mario Perniola" (4 de Fevereiro de 2008), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Participação no júri das provas de Mestrado de Estética e Filosofia da Arte de Maria Luísa Ratinho Carlos, "Sentidos da Visão. Diálogos com Merleau-Ponty" (9 de Janeiro de 2008), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Participação no júri na qualidade de orientador das provas de Mestrado em Filosofia, na área de Estética e Filosofia da Arte, de Tomás Dá Mesquita Sanches de Baêna, "Carl Gustav Jung e a Filosofia Simbólica da Sombra. Notas em torno da dialéctica entre a luz e as trevas" (22 de Novembro de 2007), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Participação no júri na qualidade de co-orientador das provas de Mestrado em Estética e Filosofia da Arte de Christine Reeh, "Da realidade do cinema à irrealidade do mundo" (12 de Outubro de 2007), Faculdade de Letras da Universidade de Lis.
  • Participação no júri na qualidade de orientador, das provas de Mestrado em Estética e Filosofia da Arte de Ana Sofia Fernandes Veigas, "Para uma Antropologia do Símbolo Estético. O Paradigma da Quinta da Regaleira" (24 de Julho de 2007), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Participação no júri, na qualidade de presidente, das provas de Mestrado em Estética e Filosofia da Arte de Joana Quaresma de Macedo Branco Luís, "Filosofia e Estética do Romantismo Musical na obra de Vladimir Jankélévitch" (17 de Julho de 2007), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Participação no júri, na qualidade de co-orientador, das provas de Mestrado em Estética e Filosofia da Arte de Dora Margarida Romano Ventura Guimarães, "A Importância da Pintura na Música de Morton Feldman" (4 de Julho de 2007), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Participação no júri na qualidade de co-orientador das provas de Mestrado em Estética e Filosofia da Arte de Diana Maria Martins Moreira, "A Crítica Ética da Obra de Arte. Legitimação, pressupostos e hipóteses de aplicação" (15 de Junho de 2007), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Participação no júri, na qualidade de orientador, das provas de Mestrado em Estética e Filosofia da Arte de Manuel Fernando Pinto Valongueiro, "A Arte da Carne: Visões contemporâneas do corpo" (23 de Maio de 2007), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Participação no júri das provas de Mestrado em Filosofia em Portugal de Frederico Guilherme Monturil Rêgo, "O Paraíso e as Viagens" (17 de Maio de 2007), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Foi Presidente de júri das provas de Mestrado de David Coutinho Correia, "Os Rostos de Álvaro Siza. Estéticas e Arquitectónicas de um pensar dissoluto", realizadas na Faculdade de Letras de Lisboa (Estética e Filosofia da Arte), no dia 1 de Fevereiro de 2007.
  • Arguição da dissertação de Mestrado de Maria Eduarda Alves de Oliveira, "Arte, Corpo e Representação. O Ensino da Arte nos Sistemas Educativos Português e Brasileiro" realizada na Universidade Nova de Lisboa (Ciências da Educação), no dia 15 de Dezembro de 2006.
  • Participação no júri, na qualidade de orientador, das provas de Mestrado de Mónica Patrícia Martins dos Santos, "A Estética do Silêncio no universo vocal pärtiano" (24 de Novembro de 2006), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestrado de Estética e Filosofia da Arte.
  • Foi membro do júri, na qualidade de orientador, das provas de Mestrado de Sara Margarida Roma Fernandes, "Ricoeur e o Problema da Identidade Pessoal" (20 de Junho de 2006), na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Foi membro do júri das provas de Mestrado de Paulo José de Jesus Ramalho Rolim, "O Contributo do Mito para a configuração da identidade humana. Um estudo hermenêutico a partir de Paul Ricoeur" (9 de Março de 2006), Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
  • Foi presidente do júri das provas de Mestrado de Inês Barahona, "Testemunha Ocular" (7 de Março de 2006), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Foi membro do júri das provas de Mestrado de Francisco Jorge da Silva Aresta, "Marcel Proust. Intuições para uma Estética" (28 de Junho de 2005), Universidade Nova.
  • Presidente de júri das provas de Mestrado intitulada "Figuras do Dionisíaco na Filosofia de Nietzsche", apresentada por Victor Manuel Gonçalves, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestrado de Estética e Filosofia da Arte (15 de Dezembro de 2004).
  • Participação no júri, na qualidade de orientador, das provas de Mestrado de Rute Maria Antunes Gaspar, "Bill Viola e a Investigação de Si Próprio", (6 de Dezembro de 2004), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestrado de Estética e Filosofia da Arte.
  • Arguição da dissertação de Mestrado em Filosofia de Madalena Sofia Peão de Almeida, intitulada "Pensamento Cénico: o Lugar de Peter Brook" (22 de Setembro de 2004), Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Departamento de Filosofia, Área de Hermenêutica, Linguagem e Comunicação.
  • Foi presidente de Júri das provas de Mestrado de José Carlos Captivo Frazão Teixeira Brígida, "A Concepção de Absoluto em Teixeira de Pascoaes", (10 de Fevereiro de 2004), Mestrado de Filosofia em Portugal, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Foi presidente de júri das provas de Mestrado de Vítor Manuel de Sousa Coelho, O Contributo da Ecologia para uma nova noção de Espiritualidade (3 de Fevereiro de 2004), Mestrado de Filosofia da Natureza e do Ambiente, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Foi membro de júri, enquanto orientador, das provas de Mestrado de Estética e Filosofia da Arte de Victor Manuel dos Santos Correia, "Arte Pública: sua identidade e função", (11 de Abril de 2003), Faculdade de Letras de Lisboa.
  • Foi membro de júri das provas de Mestrado de Rui Miguel Carvalho Lopes, "Formas Íntimas da Vida Humana no Pensamento de María Zambrano", no ano lectivo de 2001-2002, Universidade Nova de Lisboa.
  • Arguiu a dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação de Maria Amélia Paradela de Oliveira Fernandes Faia," O Eu Construído. Identidade Pessoal e Consciência de Si", ano lectivo de 2001-2002, Universidade Nova de Lisboa.
  • Foi membro do júri, enquanto orientador, das provas de Mestrado de Maria Clara Rocha Viegas, "A Problemática da Personagem Teatral no Modernismo", (2 de Julho de 2002), na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Foi membro de júri, enquanto orientador, das provas de Mestrado de Domingos Manuel Rosa Pimenta de Jesus Francisco, "A Metáfora da Plenitude. A Heteronímia Pessoana à luz da Teoria da Metáfora em Paul Ricoeur", (24 de Junho de 2002), Mestrado de Estética e Filosofia da Arte, Faculdade de Letras de Lisboa.
  • Arguiu a dissertação de Mestrado em Filosofia de Jorge de Almeida Gonçalves, "Searle e o Problema da Consciência", (29 de Abril de 2002), Universidade Nova de Lisboa.
  • Foi membro do júri das provas de Mestrado de Carlos Gonçalves, "Filosofia da Arte de Massas. Uma discussão crítica de Noël Carroll", (10 de Julho de 2001), Mestrado de Estética e Filosofia da Arte, Faculdade de Letras de Lisboa.
  • Foi presidente do júri das provas de Mestrado de Francisco José Gomes de Oliveira, "Bataille e a Sombra de Breton", no ano lectivo de 2000-2001 (18 de Junho de 2001), na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Foi presidente do júri das provas de Mestrado de Maria João Lopes dos Reis, "O Riso e as Lágrimas. Estudo sobre a estética teatral." no ano lectivo de 2000-2001 (30 de Março de 2001), na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Foi presidente do júri das provas de Mestrado de Ana Cristina Acciaioli de Figueiredo Cravo, Ilustração. "Ideia Poética e Imagem Gráfico-Plástica", no ano lectivo de 2000-2001 (15 de Fevereiro de 2001), na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Arguiu a dissertação de Mestrado de Ana Isabel de Matos Bastos Tiago, "A Filosofia de Hermann Broch: um projecto antropológico", no ano lectivo de 2000-2001 (10 de Janeiro de 2001), na Universidade Nova de Lisboa.
  • Foi membro de júri, enquanto orientador das provas de José Quaresma, O "Suprematismo e a Experiência do Sublime" (18 de Julho de 2001), Mestrado de Estética e Filosofia da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Foi membro do júri das provas de Mestrado de Jorge Manuel da Rocha, "Manipulações de Vida", no ano lectivo de 1999-2000 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Foi presidente do júri das provas de Mestrado de Ana de Jesus Leitão de Barros Mantero, "O Traço da Infância. Diálogos com Paul Klee", no ano lectivo de 1999-2000, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Arguiu a dissertação de Mestrado de José Manuel da Silva Bártolo, O Labirinto Interior. "O Pensamento de Sören Kierkegaard a partir das suas reacções ao sistema (1843-1846)", no ano lectivo de 1999-2000, na Universidade Nova de Lisboa.
  • Arguiu a dissertação de Mestrado de Pedro Manuel Machado de Sousa Furtado Correia, "Génese do Discurso Acerca do Mundo em Du Texte à l'Actionde Paul Ricoeur", no ano lectivo de 1998-1999, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Arguiu a dissertação de Mestrado de Luísa Margarida de Mendonça Freire Nogueira, "Análise do Conceito de Texto na Hermenêutica de Paul Ricoeur", no ano lectivo de 1997-98, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Arguiu a dissertação de Mestrado de Rosária Manuel Baptista Moreira de Figueiredo, "A Hermenêutica como Tarefa Teórico-Prática no pensamento de Gadamer", no ano lectivo de 1997-98, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
  • Arguiu a dissertação de Mestrado de João Manuel de Amaral Alves Ribeiro, "Da Fenomenologia à Hermenêutica em Paul Ricoeur", no ano lectivo de 1995-96, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Foi membro do júri das provas de Mestrado de António Alfredo Batista Pinela, "A Fundamentação Metafísica da Esperança em Gabriel Marcel", no ano lectivo de 1995-96, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Arguiu a dissertação de Mestrado de Domingos Ferreira Pereira dos Santos, "O Texto em Ricoeur", no ano lectivo de 1995-96, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

top